29 setembro 2010

Retratos, a arte

A fotografia de retrato é uma referência ao que já faziam os grandes nomes da pintura. É a representação artística de uma pessoa e saber fazê-la é conseguir extrair o que há de melhor em cada um.

Muitos fatores influenciam na confecção de um bom retrato e alguns cuidados devem ser tomados em relação à postura do fotografado.

No conjunto, todos os itens são importantes, como: produção, maquiagem, a luz, a lente, a distância e é preciso observar a mensagem que o fotografado está nos passando. Como já falei antes, cada um tem uma particularidade em cada lado do rosto. Cabe ao fotógrafo descobrir o melhor ângulo do fotografado.

Veja na foto abaixo que ao se espelhar (virar horizontalmente) a imagem, mudamos as feições do fotografado. No exemplo mostrado, não dá notar muito essa diferença porque a “modelo” (minha esposa) tem bastante simetria entre os lados da face.

Existem vários tipos de criação de luz que podem dar formas diferentes a cada fotografado e pra isso um aparelho chamado fotômetro-de- mão (flash-meeter) é primordial, eu por exemplo, não me separo do meu pra saber a exposição e fazer meus cálculos de diferenças de luz. O clique de teste inicial é só para confirmar o que já foi calculado antes (nada de clicar e fazer luz, clicar e fazer luz...). Pra capturar a luz criada, o uso de lentes (objetivas) específicas também é essencial. O contrário disso é resultado da banalidade que a fotografia digital trouxe.

Depois de tudo pronto é a hora de começar a clicar. É difícil se conseguir as melhores fotos nos primeiros cliques. Geralmente são nos últimos que o fotografado está mais a vontade e até passa a conhecer seus ângulos e entender a linguagem da direção e como disse Henri Cartier-Bresson: “as nossas primeiras fotos sempre são as piores”

Na direção, costumo ser autêntico e verdadeiro. Nada de elogios falsos. Só falo que está bom se realmente achar que está. Se a expressão está passando uma imagem negativa, também comunico ao fotografado, pois acho que ele precisa saber como está e eu devo ser mais que um espelho pra ele, um espelho que não mostra só o que ele quer, mas como deve ser.

Existem retratos com uma linha mais artística que me fascinam muito e um grande mestre nisso é o grande fotógrafo Luiz Garrido. Atualmente quem se destaca é Jorge Bispo.

Fotos: Toddy Holland
Fotografada: Lílian Leite